As histórias e a escrita espontânea – tal como no método Escrita Total® – são importantes recursos dos textos autobiográficos. Ajudam a contar com qualidade as vidas das pessoas, um ato digno para todos nós. Compartilhar com os semelhantes sua experiência de viver, marcar no mundo os passos de sua passagem por aqui, legar suas memórias. Podem também contribuir de maneira formidável para os processos de autoconhecimento, transformação pessoal, expansão de consciência e cura. Adoto uma abordagem transdisciplinar própria que integra contribuições de campos distintos do conhecimento, de fontes milenares à nova ciência de vanguarda que está surgindo. Acrescento elementos da minha própria trajetória pessoal de ser incompleto, aprendiz de mim mesmo e da plenitude que a vida sinaliza como possível para todos nós. Combinam-se conceitos e práticas como as lições das parábolas de Cristo, a sabedoria do Ho´oponopono havaiano, a neuroplasticidade, o observador, a intenção e a atenção cocriadores da realidade da física quântica e da neurologia, o resgate da criança interior ferida da psicologia humanista, a Jornada do Herói de Campbell e Jung, a sintonia com campos da alegria, da gratidão, do perdão, do amor, da beleza. Você pode navegar por essa possibilidade de modo exclusivo ou combiná-la com outros procedimentos do seu caminho – terapias, escolas de conhecimento, práticas espiritualistas ou religiosas -, a seu critério. Mantenha-se atualizado da agenda de cursos, palestras, coaching, mentoria e outras atividades que posso oferecer sobre o tema.
HISTÓRIAS DE VIDA
As histórias da vida real – ou nela inspiradas – constituem um patrimônio cultural inestimável dos indivíduos, das famílias, de povos, das sociedades, das nações, da própria civilização. São peças preciosas narrativas do registro da trajetória humana por este planeta ao longo das eras. São portais de abertura para a nossa busca de autocompreensão como pessoas e como membros da espécie. São códigos que nos ajudam a decifrar os enigmas da existência. São pontes para a perene aventura de encontrarmos o significado e o propósito do viver. São convites para o prazer, a emoção, o resgate de memória associados à grande questão existencial da autoidentidade e da identidade coletiva. São respostas – por vezes camufladas, subterrâneas – às perguntas que não se calam. Quem sou eu? Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos?
Ao longo das eras, o desenvolvimento cultural das sociedades nos trouxe uma ampliação fabulosa dos meios, métodos e canais pelos quais contamos histórias de vida. Começando pelos textos sagrados de todas as religiões e de todos os caminhos e tradições espirituais, agregando as mitologias e chegando à sofisticação comunicativa múltipla e altamente diversificada do século XXI, as histórias de vida nos atraem, nos cativam, nos divertem, nos emocionam, nos ensinam. Na literatura, no jornalismo, no cinema, na tevê, nos meios digitais, nos podcasts atuais, até mesmo nos outdoors publicitários, elas nos chegam e nos embalam.
Muitos de nós somos atraídos por esse oceano atraente de histórias porque desejamos também contá-las. As nossas e as de outros. Profissionalmente ou por motivação pessoal. Para torná-las públicas ou para circularem em espaços reservados.
O estado da arte da proliferação de meios e modos de se contar histórias de vida exige, porém, que o interessado burile seu talento, qualifica-se para a missão, se deseja conquistar o mérito de contribuir para o mundo contando histórias no melhor nível possível, compatível com a qualidade contemporânea da arte.
Aqui, o foco é o que denomino a matrix das narrativas de histórias de vida. A essência dessa arte, o coração desse campo de conhecimento. O meu mapa é o storytelling quem vem da tradição do Jornalismo Literário. Seus componentes são os distintos formatos biográficos trabalhados pelo JL – a biografia, a autobiografia, o perfil, a narrativa de viagem, o texto de memória, o ensaio pessoal -, mais as contribuições que agrego do meu método de escrita criativa, o Escrita Total®, tudo entrelaçado com minha abordagem singular das narrativas e das vidas.
Se o seu prazer e sua demanda são por esse campo de conhecimento e prática, chegou a um oásis virtual muito apropriado a você nessa sua etapa da jornada. Bem vinda! Bem-vinda!
Este formulário está em manutenção no momento. Tente novamente mais tarde.