JORNALISMO DE SOLUÇÕES

É outra das iniciativas que propõem um propósito transformador para o jornalismo, centrado nas soluções, em lugar dos problemas. Começou a ser desenhada no início do século XXI por David Bornstein e Tina Rosenberg, profissionais do famoso The New York Times, e pela jornalista digital Courtney E. Martin.

Os três formaram a Solutions Journalism Network – www.solutionsjournalism.org

– com o propósito de disseminar a cultura do jornalismo de soluções pelo mundo. Aos poucos está chegando ao Brasil.   Em 2020 tive a oportunidade de conduzir uma disciplina sobre o tema no curso digital “Reconstrução do Jornalismo Local”, promovido pela Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – com o apoio cultural do Facebook Journalism Project.

Vejo uma sinergia possível entre o JL e o jornalismo de soluções. Estou incluindo uma pauta de ações nessa direção. O primeiro movimento foi esse artigo que você pode baixar aqui, apresentado no 17º Encontro Nacional da SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – em 2019, quando tive a honra de ser agraciado pelo Prêmio Adelmo Genro Filho, da entidade, categoria sênior.

A proposta está mais centrada numa visão sociológica do que na perspectiva psicológica do jornalismo construtivo, por exemplo. Tem uma postura mais cautelosa e tímida com relação à absorção de paradigmas novos da ciência de vanguarda. Busca inspirar a transformação social através de histórias de casos comprovados de soluções que possam engajar outras comunidades em processos similares. 

No seu papel disseminador dessa cultura, a SJN produziu um guia que já tem uma versão em português, iniciativa do jornalista e pesquisador Cláudio Cordovil Oliveira, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca ( Ensp/Fiocruz), que mobilizou o apoio da instituição onde trabalha para essa publicação. Você pode baixar esse guia aqui.

Quer conhecer um exemplo brasileiro?

Essa notável matéria de Sérgio Adeodato e Maickson Serrão na revista digital Página 22 honra a proposta.  

Meu amigo Sérgio, por sinal, faz parte também da minha equipe EPL – Escritores Associados para projetos narrativos de grande envergadura.

Aqui o link para a matéria, que você também pode baixar aqui se preferir.

https://pagina22.com.br/2020/08/07/uma-luz-na-escuridao-da-floresta/