JORNALISMO LITERÁRIO AVANÇADO

É nome pelo qual batizei minha proposta conceitual-prática de atualização do Jornalismo Literário, com a incorporação de paradigmas que lhe garantem a abordagem transdisciplinar necessária para servir à sociedade de uma maneira condizente com o avanço do conhecimento das ciências de ponta, de um lado, de um modo pertinente aos  desafios de transformação que a civilização contemporânea enfrenta, de outro.    As principais incorporações de princípios e métodos que lhe apliquei são a Jornada do Herói – de origem na mitologia de Joseph Campbell e na psicologia humanista de Carl Gustav Jung -, o conceito de neuroplasticidade, a Teoria dos Hemisférios Cerebrais, elementos de teorias da criatividade e outros aportes, muitos via o Escrita Total® , método de escrita criativa para todo e qualquer tipo de texto que desenvolvi.

Tenho empregado o JLA em meus livros biográficos, como por exemplo O Mentor, biografia do psiquiatra, autor de best-sellers na área de desenvolvimento pessoal e palestrante Roberto Shinyashiki e Tudo ou Nada, obra biográfica produzida em parceria com o atleta olímpico, roqueiro, palestrante e dirigente esportivo Teófilo Laborne Ferreira.

A base teórica inicial da proposta está formulada no livro Páginas Ampliadas. O fundamento conceitual completo você encontra nesses dois artigos publicados na revista Inovcom.

Você pode baixa-los aqui: PDF 1 e PDF 2.