CINEMA E SUA HISTÓRIA DE VIDA - "INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA" - A JORNADA DO HERÓI

 

WEBINAR CINEMA E SUA HISTÓRIA DE VIDA - "INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA" - A JORNADA DO HERÓI

webinar

Episódio cinco da série CINE – CONSCIÊNCIA, centrada no cinema como processo de estímulo ao autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional.

O momento é oportuno. Em meio à crise global, somos impulsionados pela pandemia a nos reinventarmos como indivíduos, profissionais e sociedade.

O episódio está ancorado no filme “Indiana Jones e a Última Cruzada”.  

O tema-título em foco: A Jornada do Herói – Espelho do Seu Caminho.

Tema complementar opcional:  A Busca do Amor do Pai Nas Histórias da Vida Real. 

O problema de fundo 

Estamos num processo de profunda transformação da sociedade. Este é um dos momentos mais dramáticos de toda a história da humanidade. Somos arrastados pelas circunstâncias a um movimento  significativo de mudança individual, coletiva, global. Mais do que em outras crises de transformação pelas quais a civilização passou, a atual é complexa, múltipla, disruptiva, colocando em questão os modelos que alicerçam a vida contemporânea.

Em meio a essa tempestade de incertezas e desmoronamento dos nossos supostos alicerces de segurança, somos lançados a uma fundamental revisão e reorganização de vida, como indivíduos e coletividade. Qual é o nosso lugar no mundo? Qual é o propósito da nossa existência? Como podemos contribuir para uma sociedade melhor?

A questão universal de fundo que nos afeta é o processo em curso da evolução da humanidade e do desafio de expansão de consciência.

Como aprimorar nossa percepção da realidade?  Como sairmos da nossa crença emocional de vítimas  para a posição de cocriadores do nosso destino?

Na vida de cada um de nós, o processo de evolução que nos coloca na nossa Jornada de Herói pode trazer, muitas vezes, o desafio do tema paralelo da busca do amor do pai, notavelmente bem contemplado nesse filme. Faz parte de um rito de passagem essencial no processo de maturação  dos homens, principalmente. Infelizmente, porém, esse rito é mal trabalhado ou nem chega a acontecer, na maioria das famílias.

Sinais de esperança 

A Jornada do Herói oferece um mapa para o mergulho em nossa própria história, se queremos tomar essa desafiadora oportunidade de transformação nas nossas mãos. É um instrumento de valia dupla: tanto nos ajuda a nos comunicarmos melhor – a comunicação é uma função vital no nosso processo de vida, sejamos profissionais do setor ou não –, como nos oferece um meio de examinarmos com impacto iluminador nossa trajetória no mundo.

É um método eficaz de se compreender o processo dinâmico de desenvolvimento individual do ser humano, nascido dos estudos pioneiros de Carl Gustav Jung na psicologia humanista e de Joseph Campbell, na mitologia. É também um excelente método de estruturação de narrativas.

Por isso é que a utilizam no cinema, como faz Spielberg nesse filme, agregando, a um produto cultural de entretenimento, um profundo conteúdo de impacto que abre horizontes para a nossa compreensão universal do que podem significar os episódios marcantes da nossa aventura de viver. Como na etapa de transformação dos meninos em homens, vital fase de crescimento onde a relação com o pai é um fator decisivo da  maior importância

“Quando você entra mais fundo na história que viveu, não apenas o território mítico se abre, mas o eu profundo se move e o mundo da imaginação e do significado vem a você”.

Michael Meade, mitólogo.

História real inspiradora da Jornada na vida de alguém que muito contribuiu para o conhecimento transformador sair das ilhas de excelência da ciência de vanguarda e chegar ao cidadão comum? Edgar Mitchell, astronauta e astrofísico, sexto ser humano a pisar na lua, fundador do Institute of Noetic Sciences – https://noetic.org -, visionário e realizador.     

A série contempla a abordagem de três questões integradas:

a Comunicação Construtiva e a arte do storytelling direcionada às narrativas biográficas;

o efeito inspirador do cinema sobre a história de vida de cada um de nós;

o desafio da evolução de indivíduos e da humanidade neste momento histórico de enorme desafio.

Brinde

Inscrevendo-se até 12/08, você ganha meu e-book “Sua História, Sua Vida”, sobre desenvolvimento pessoal e a escrita de histórias de vida, contendo um capítulo sobre o cinema como inspiração.

Motivos para se inscrever?

1 – Você direciona a inspiração, que o filme lhe traz, para o tema e para a sua própria vida. Para se conhecer mais, preparando-se para os desafios do seu caminho pessoal e profissional.

2 – Descobre segredos da Jornada do Herói aplicada a narrativas.

3 – Pratica técnicas da Comunicação Construtiva.

4 – É inspirado a expandir sua percepção da realidade, estimulado pelo doce prazer cultural de se entreter com um clássico do cinema de aventura.   

O que este convite propõe:

Uma visita exploratória ao mundo da Jornada do Herói na comunicação e na vida.   

O resgate inspirador do exemplo de Edgar Mitchell, abrindo novos horizontes para você e para todos nós vivermos melhor. 

Sua reflexão e expressão oral ou escrita de elementos da Jornada do Herói aplicados à sua própria vida.  

SOBRE O ORGANIZADOR

Edvaldo Pereira Lima

Story coach, escritor, jornalista, professor universitário. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, onde lecionou por 19 anos, pós-doutorado em Educação pela Universidade de Toronto. Foi professor-visitante em universidades no exterior (Inglaterra, Itália e Colômbia). É autor de 15 livros publicados, entre obras acadêmicas e gerais, especialmente biográficas. Autor do método Escrita Total de escrita criativa, das propostas Jornalismo Literário Avançado e Comunicação Construtiva. 

Material de apoio:

O webinar não será gravado.   Material de apoio adicional, como mapa mental ou outro recurso, poderá ser disponibilizado ao final do evento. 

Para Quem

Todos que adoram cinema e apreciam a arte narrativa como impulso natural para sua própria jornada biográfico-educativa de autoconhecimento e transformação.

Realização:

O webinar acontece no dia 17 de agosto de 2020, das 15h30 às 17h30.

Requisito:

Ter assistido, ou assistir até a véspera do evento, se possível, o filme "Indiana Jones e a Última Cruzada”, disponível em serviços de streaming. Pode procurá-lo através do serviço gratuito Just Watch - www.justwatch.com -, guia da programação de provedores de streaming.

Como acessar o evento:

Copyright © 2020. Edvaldo Pereira Lima.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Shift Mind Marketing Digital