Story Coaching

COMO POSSO AJUDAR: STORY COACHING PARA VOCÊ

Comunicar, você sabe, é um processo essencial na vida pessoal de todo o mundo, no trabalho, nos negócios, na sociedade.   Isso porque ninguém é uma ilha.

Estamos todos interconectados, uns com os outros, e nós todos com os mundos de realidades integradas com os quais estamos relacionados. Nosso mundo interno, dos nossos pensamentos e das nossas emoções, e o vasto mundo externo da cultura, da sociedade, da civilização humana, da Natureza.   

Para viver, temos de perceber, interpretar e responder aos sinais desse processo múltiplo de comunicação em que estamos inseridos simultaneamente em todos esses mundos, numa troca incessante de mensagens. Temos de ser capazes de entender as mensagens que nos chegam e de mandar o nosso recado também.

Mas temos de saber fazer isso de modo eficiente.

A mais eficaz forma de comunicação, a que empodera você para causar impacto e sensibilizar mentes e corações, é a que se baseia na arte de contar histórias.

Storytelling.

Quer dizer “contar”, de “telling”, e “história”, de “story”.   É um nome sofisticado, estilo século XXI, para a milenar arte da narrativa.

Se você quer sensibilizar alguém, engajar público, conquistar atenção, inspirar, de nada adianta a comunicação tradicional, muito lógica, excessivamente racionalista, baseada em fatos e números, mas fria, sem alma.  Não conquista ninguém.

Você precisa usar a comunicação que une razão e emoção. E vai mais além, ajudando os receptores de sua mensagem a abrirem a mente para um nível mais elevado de entendimento,  você  despertando nas pessoas um novo horizonte de significado das coisas.

Storytelling é uma arte e um campo de conhecimento de longa tradição, muitas variantes, técnicas e procedimentos. Sigo a versão que procede da riquíssima e comprovada herança intelectual do Jornalismo Literário.   Meu diferencial. Storytelling da vida real. Tecnologias narrativas centradas na pessoa.

Para você se comunicar melhor, usando a arte da narrativa, talvez esteja procurando ajuda.  Não se envergonhe. Não é culpa sua. Nossa cultura e nossa educação é que nos impôs, durante muito tempo, um modo predominante de comunicação que é artificial, distante do nosso poder intuitivo inato de comunicar. Um poder que perdemos.

Recuperar esse poder é possível, com a ajuda desse conhecimento novo, rearticulado em linguagem e base conceitual sintonizados com os avanços de ponta do século XXI. 

Para você descobrir e resgatar a habilidade de se comunicar contando histórias, que é um processo sofisticado, mas de matriz orgânica e intuitiva, pode precisar de um guia habilidoso, treinado para acompanhar o desenvolvimento de um projeto narrativo seu, apoiando-o com os recursos eficazes do coaching.

O coach não é um professor – embora ensine -, nem um ghost writer que vai contar sua história em seu nome. Ele o acompanha e o guia com sua expertise para que você próprio atinja metas e objetivos, realize o sonho narrativo à sua frente, solucione um desafio específico de comunicação.

O que coloco ao seu alcance é isso. Coaching para você potencializar sua capacidade de se comunicar através de histórias.

O atendimento individual envolve sessões digitais de uma hora cada uma, com periodicidade – semanal ou quinzenal – definida em comum acordo, pauta de cada encontro e atividades entre sessões também definidas em concordância mútua, com metas e objetivos claramente traçados.  O número total de sessões – todas customizadas ao caso particular de cada cliente -, é programado caso a caso.  A quantidade-padrão inicial é de 10 encontros. O valor-referência de cada sessão: R$400,00.  Número limitado de vagas.

Meu foco central é a arte narrativa de não ficção.

Para quem deseja praticar o storytelling no jornalismo, na comunicação organizacional, nas mídias digitais dos influenciadores, na produção de argumentos e roteiros para o cinema e a televisão, na liderança de equipes, na vida pessoal, na educação, na saúde. Na produção de narrativas biográficas.

Onde quiser, na verdade, pois o que ofereço é a essência, a alma, a matriz fundamental do storytelling, que então você adapta e aplica, complementando com os elementos específicos que precisar aplicar em cada caso.

Também ofereço meu expertise para quem deseja apenas trabalhar sua história individual ou familiar como processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. É o que chamo de Storytelling do Eu.

Possibilidades associadas ao story coaching?

Sim. 

Como professor, também ensino storytelling nos meus cursos.

Como mentor, ofereço uma modalidade de apoio mais avançado. Conheça meu programa de mentoria.

Como consultor, estou ao seu lado em projetos de aplicação do storytelling a áreas como comunicação interna nas organizações, gerenciamento de crise de comunicação no âmbito organizacional e outras.

Se em lugar do story coaching você quer meu apoio como escritor de seu projeto narrativo de formato-longo, tipo livro, biografia, memória, história empresarial, ou argumento de tevê e séries, cinema e outros, podemos formar uma parceria. Você, autor de sua história, curador do conteúdo, eu, coautor que dá forma e vida intelectual a ela.

Em qualquer dos casos, entre em contato, para mais informações.

Será um prazer atender.

edvaldo@storycoach.com.br

WhatsApp: (+ 55 11)97150 0357

Conheça também meu programa de Mentoria Digital Coletiva.

https://storycoach.com.br/mentoria-digital/