O storytelling cada vez mais apoia as organizações a produzir comunicação que engaja, motiva, inspira e produz resultados efetivos. As mudanças aceleradas que afetam os negócios e a sociedade em todo o mundo exigem comunicação eficiente. Mostra-se cada vez mais limitado aquele modo tradicional de comunicação recheada de dados, números e linguagem formal. Comunicação verticalizada, fria, excessivamente institucional.
A arte de contar histórias, transportada para o ambiente empresarial e adaptada para suas necessidades, é a solução para o problema vital da comunicação. Mobiliza, obtém adesão, esclarece, orienta para a ação. O storytelling funciona, mas é preciso saber usar.
Minha abordagem vem da rica tradição do jornalismo literário, em sua forma específica de storytelling.
O jornalismo literário domina um precioso arsenal de meios, instrumentos e formas de captação da realidade, traduzindo-a em narrativas empolgantes, entregando ao público mensagens que cativam. Isso porque une a capacidade de análise, interpretação e síntese à linguagem que comunica pelo prazer que a narrativa provoca. O despertar do prazer está baseado na capacidade de humanizar as histórias. O jornalismo literário é a arte de contar histórias centradas em pessoas. Esse é o grande segredo do storytelling.
Como posso ajudar você a resolver um problema organizacional de comunicação interna ou externa? Quer avaliar a possibilidade de uso do storytelling?
Faça-me um resumo da sua necessidade. Deixe-me conhecer a questão para oferecer uma solução customizada. As opções são consultoria, coaching e mentoria. Também cursos e palestras, eventualmente.