O crescimento explosivo do marketing de conteúdo deve continuar pelos próximos anos, impulsionando as organizações a adotarem estratégias vencedoras desse novo formato.
A competição cresce igualmente em velocidade estrondosa. O público está cansado dos processos de venda e publicidade direta. O público quer receber valor, antes de tudo. Mergulhado na montanha monstruosa de informação que o atropela como avalanche, todos os dias, está avesso às mensagens que empurram dados, fatos e discurso agressivo de venda. Quer mensagens que agreguem sentido, conhecimento e prazer. Quer mensagens que em lugar de dizer coisas, mostrem realidades centradas em histórias e figuras humanas.
Representação da realidade. Quer se identificar com pessoas e situações que espelhem seus problemas e as soluções a eles. Quer empatia.
Aí é que entra o poder do legado do jornalismo literário. Aí é que funciona o storytelling.
Em narrativas impressas, digitais, visuais, transmídia.
A palavra-chave é autenticidade. Sem o compromisso com esse valor, de nada vale a comunicação.
Descubra mais dos meus serviços de coaching, mentoria, consultoria, treinamento, palestras. E de execução direta de projetos, da sua empresa, eventualmente em parceria com seus profissionais de marketing de conteúdo. Mande um e-mail, conte seu desafio. Posso então apontar um caminho além do túnel, desenhar um mapa, colocar instrumentos ao seu dispor. Quem sabe a Jornada do Herói seja um deles.
Mas é preciso se lançar na aventura. Eu lhe dou a mão.