Nova Consciência

Estamos vivendo um momento histórico especialíssimo. Uma formidável revolução está acontecendo, seus sinais despontando pelo mundo todo. Saem das ilhas de excelência das ciências de vanguarda e de outros formidáveis centros do saber, espalham-se por toda a sociedade, chegando ao cotidiano de todos e de tudo. Alteram para sempre o modo como vivemos, trabalhamos, nos relacionamos. Causam dor, choque, sofrimento. Desafiam, nos empurram para uma transformação. Queiramos ou não. Se resistimos, morremos. Se avançamos sem descobrirmos a resposta certa e sem nos prepararmos adequadamente, também podemos morrer. Pessoas, instituições, empresas, modos de viver.

Os processos disruptivos que acontecem na área dos negócios, as tecnologias que mudam em velocidade espantosa a realidade do mundo tal como a conhecemos, são apenas as pontas visíveis do iceberg. Menos expostas, mas gradativamente salientes para todos testemunharem e viverem, são as profundas transformações dos modos de percepção, entendimento e consciência – sobre si mesmo, o planeta, a vida, o universo, a realidade -, nas quais o ser humano está embarcando. Estamos no olho do furacão de um dramático largo instante histórico de mudança entre o mundo velho, fragmentado, raso, alienado, competitivo, e um mundo novo integrado, holístico, sistêmico, cooperativo.

Uma batalha feroz, surda, talvez, acontece entre essas duas visões de mundo. Aquele que já cumpriu o seu papel, com suas luzes e sombras, agora mais destrutivo do que construtivo, ameaçando a própria vida na Terra, e este outro que procura expandir sua luz para rejuvenescer a vida instalada neste planeta.

Simples assim. Horripilante assim. Uma civilização em cheque, no seu dramático ponto de mutação, como já apontava o profético – e ainda atuante – visionário Fritjof Capra, há alguns anos. Uma crise monumental de Consciência, do grande despertar para quem somos nós e o que estamos fazendo neste recanto lindo e desafiador do universo.

O centro de tudo?
O ser humano. Eu, você, nós. Nossas mentes. As individuais e as coletivas. O que circula nesse oceano de múltiplas ondas e diversificadas forças que configuram a realidade.

Para responder aos desafios polifacetados que nos cercam, temos que ativar conselhos milenares e contemporâneos, universais e perenes. Conhece-te a ti mesmo.

Temos de descobrir quem somos nós, de verdade, e o que temos a aprender como indivíduos e sociedade, como homens e mulheres, e espécie, para agora vivermos em parceria cocriadora com o universo.

Uma nova ciência está mostrando caminhos. Lutando contra a velha e contra os poderes que não querem perder seus maléficos domínios de manipulação e controle sobre as mentes. Um novo diálogo ciência e espiritualidade, arte e sabedoria, conhecimento ultramoderno e tradição está acontecendo. Mas esse conteúdo não pode mais ficar restrito a guetos intelectuais especializados, exclusivos. É hora de sair dos seus nichos de saber. Distribuir luz geral e irrestrita para todos, despertar a luz dormente em cada ser. Pois a solução para a crise é o salto de evolução que se espera para cada um e muitos, tantos quanto possíveis.

A rota para esse destino?
Registrar, contar e compartilhar as inúmeras e notáveis histórias que estão acontecendo em muitos lugares e com muita gente de diferentes perfis humanos, sociais, intelectuais. Compartilhar as diversas, esperançosas e estimulantes histórias do Grande Épico de Nosso Tempo: a Grande História do Despertar o Humano.
Que pode acontecer ou não, se a humanidade retroceder, sua alma ferida pela auto ignorância preferir regredir à era jurássica de mais inconsciência e trevas do que agora.

Por isso, neste site, especialmente no blog e de vez em quando em áudio, notas, comentários, menções a capítulos, protagonistas e eventos notáveis dessa Grande História da qual somos testemunhas e personagens.