Ayrton Senna: Herói em dois tempos – Lançado nos Estados Unidos

VERSÃO INTERNACIONAL ATUALIZADA    

Lançado nos Estados Unidos

Muito feliz de estar circulando no mercado internacional – exatamente na semana que marca a data de nascimento do protagonista -, a partir da Buobooks, na Flórida, a versão extra deste meu livro, direcionada especialmente a brasileiros expatriados e ao público de língua portuguesa no mundo inteiro, exceto Brasil. O livro não é vendido no país. Em breve, porém, uma versão adaptada deverá ser publicada no Brasil.

    Ensaio-reportagem focado na leitura de Ayrton Senna como um herói arquetípico cuja influência transcende o mundo da Fórmula 1, o livro rememora o impacto coletivo da tragédia de 1994 e da carreira do tricampeão, buscando seu sentido para os dias atuais de profunda crise de valores e auto-estima do povo brasileiro. A narrativa também contempla o Instituto Ayrton Senna e seu extraordinário trabalho educativo-social com jovens.

    Aqui, um texto de apresentação:

   “A expressiva homenagem do heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton a Ayrton Senna, quando de sua vitória no GP de São Paulo, em novembro de 2021, traduz como se mantém vivo, globalmente, o nome de um dos maiores heróis do esporte em todos os tempos, no Brasil.

    O gesto surpreendente do extraordinário corredor inglês simboliza o quanto Senna continua referência estrelar no mundo esportivo – e não apenas no automobilismo -, mas é também sinal da importância arquetípica de herói de primeira grandeza para a vida, para o Brasil, para o brasileiro e para muitos cidadãos de outros povos, que Ayrton Senna se tornou.

     Neste momento crucial em que o Brasil vive um conjunto de crises desafiadoras e em que brasileiros expatriados pelo mundo vivem as demais histórias que assolam todo o planeta nessa conjuntura global de múltiplos desafios profundos, somos chamados a uma aventura urgente de múltiplos capítulos integrados. Resgatar a autoidentidade coletiva. Compreender as raízes de quem somos e de quem podemos vir a ser. Reconhecer que temos heróis de fato em nossa história recente, heróis que nos inspiram para as aventuras reais e complexas da vida. Abandonar as sombras de que só temos falsos heróis de pés de barro e nula virtude em nosso panteão de figuras que deveriam representar nossas melhores qualidades potenciais como povo.

    É por essa estrada que navega este livro. Recupera na janela do tempo o episódio traumático da perda do ídolo em 1994, o alcance e o sentido desse impacto sobre brasileiros dos mais diversos matizes e perfis humanos. Busca compreender aspectos pouco conhecidos da figura humana por trás do ídolo, na sua dimensão de grandeza e eventual fragilidade.

    Resgata o impacto sobre o autor das homenagens espontâneas de gente de todo o mundo ao campeão no Autódromo de Ímola, em 2005. E abre um olhar sobre a história do Instituto Ayrton Senna e os jovens beneficiados pela ação educativo-social gigante desse sonho transformado em realidade pela igualmente notável irmã do campeão, Viviane.

   O autor toma o leitor e a leitora pela mão. E os conduz para dentro das histórias, dos personagens reais e das reflexões para todos – brasileiros ou não – que sentem a necessidade urgente de um reencorajamento e de um fortalecimento da autoestima para os enormes obstáculos transformadores na trajetória de cada um. A figura arquetípica de excelência desse herói brasileiro, retratada em narrativa cativante e profunda neste livro editado especialmente para expatriados e admiradores do Brasil, pulsa forte nestas páginas. Estende o exemplo inspirador que sopra seu coração e ilumina sua mente. “

Ayrton Senna: Herói em dois tempos – Buobooks

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *