Capra, O Primeiro Curso Online e a Inteligência das Plantas

EDVALDO PEREIRA LIMA – PUBLICADO EM 10/08/2018

Físico teórico austríaco radicado nos Estados Unidos, bastante relacionado ao Brasil, Fritjof Capra tornou-se há muito um ícone global da revolução científica de vanguarda que está transformando radicalmente os conceitos de realidade e vida estabelecidos na sociedade. Educador e ativista dessa nova consciência, Capra enfatiza ao longo de sua carreira como precisamos alterar com urgência nossa interação com o meio ambiente, para preservação das condições de vida da espécie humana – e das demais – neste planeta.

Autor de best-seller seminais como O Tao da Física e O Ponto de Mutação, Capra saiu dos laboratórios da ciência convencional, lançando-se numa longa jornada de conscientização para a implementação de modelos sistêmicos de vida em todas as esferas da atuação humana, incluindo o mundo corporativo. A síntese essencial de suas propostas está no seu livro mais recente, A Visão Sistêmica da Vida, assinado em coautoria com Pier Luigi Luisi, e no seu primeiro curso online, o Capra Course, onde discute a aplicação dessa abordagem em áreas distintas como a Economia, a Medicina, o Direito e outros setores.

Capra mantém fortes vínculos com o Brasil, já tendo visitado o país várias vezes, conduzindo seminários de alto nível para empresas como a Natura e o Banco Santander, e participando como professor dos programas de educação executiva avançada da Amana-Key.

Há pouco, Capra, estimulado por seu aluno brasileiro Felipe Tavares, fez uma primeira teleconferência com seus estudantes espalhados pelo mundo. Destaca ali um fato notável:

“Um dos pontos altos da minha viagem à Europa – e das minhas reflexões –, foi um seminário com o botânico Stefano Mancuso em Florença, sobre a inteligência das plantas. Sob a perspectiva da visão sistêmica da vida, sabemos que as plantas, como todos os seres vivos, são seres cognitivos e, portanto, são inteligentes. No laboratório de Mancuso na Universidade de Florença, ele e seus colegas têm produzido um trabalho extraordinário, explorando em detalhe a inteligência das plantas. Eu recomendo fortemente o novo livro de Mancuso, O Gênio Revolucionário das Plantas, que será publicado nos Estados Unidos em agosto.

Para assistir a uma síntese minha do trabalho de Mancuso, assim como a uma sessão de perguntas-e-respostas com meus alunos, aqui vai o link para um excerto de 32 minutos sobre nosso encontro visual”.

Esse é o link a que se refere Capra: https://vimeo.com/280053810

E esse é o link para o informativo – e vídeo – de seu curso, que está com inscrições abertas para uma nova turma: http://www.capracourse.net

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *